CETAC

Ressonância Magnética

Um mundo muito além de suas expectativas.

Imagens por ressonância magnética utilizam algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis ao ser humano. Isso se deve a elevada sensibilidade dos aparelhos e às informações obtidas pelo sistema de computadores e da Inteligência Artificial que trabalham em conjunto durante a realização do exame. É um método diagnóstico que não utiliza radiação ionizante e sim ondas de rádio que não produzem qualquer efeito secundário ao paciente.

O CETAC possui oito aparelhos de ressonância magnética, sendo seis deles de 1,5 T e dois de 3,0 T.

Um dos nossos aparelhos de 3,0 T é o modelo SIGNA ARCHITECT, o qual é um aparelho com o dobro de potência em relação aos demais, fornece exames de altíssima resolução, mais rápidos e com maior precisão diagnóstica. O túnel central também é mais amplo e tem uma tecnologia (Silent Suit) que reduz o nível de ruído. 

Um de nossos aparelhos de 1.5 T está instalado na Unidade Infantil para atendimento preferencial às crianças, em um ambiente especialmente dedicado às crianças.

Condições Especiais

Crianças pequenas podem necessitar de anestesia, pois o exame requer imobilidade total. Nestes casos, nosso serviço fornecerá todas as informações necessárias aos pais ou responsáveis pela criança.

Extremos casos de claustrofobias em adultos, embora raríssimos, podem também necessitar do auxílio de um anestesista.

Pacientes com marca-passo cardíaco podem realizar o exame, porém com supervisão de um técnico especialista em marca-passo cardíaco durante a realização do mesmo. Se comunicado sobre a existência do marca-passo, nosso serviço providenciará a presença deste profissional para  acompanhamento do exame.

Pacientes com implantes intracranianos para aneurismas devem comunicar nossas atendentes, pois, embora a maioria deles seja permitido, alguns mais antigos requerem cuidados especiais.

Gestantes até o terceiro mês de gravidez só devem fazer esse exame se estritamente necessário.

Estudos especiais: (protocolos especiais)

  • Angiorresonância
  • Ressonância magnética do coração
  • Ressonância magnéticas da mamas
  • Ressonância multiparamétrica da próstata
  • Artrorresonância
  • Colangiopancreatografia
  • Ressonância magnética cerebral e funcional – ativação cortical cerebral, perfusão, espectroscopia e tratografia
  • Uroressonância
O Cetac conta com oito aparelhos de Ressonância Magnética de alto campo: 
04 Signa HDX-T 1.5 Tesla
02 Signa Explorer 1.5 Tesla
01 Discovery MR 750W 3.0 Tesla
01 Signa Architec 3.0 Tesla

Ressonância Magnética
Exames

Sobre o Exame

Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail e SMS.

Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.

Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).

Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.

Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que compareça ao seu exame sem uso de pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc, pois será necessária a retirada destes objetos para realização dos exames.

Pacientes com marca-passo cardíaco ou prótese de metal cardíaca.

Cirurgia de aneurisma cerebral com clipe metálico. É necessário conhecer o tipo de material de que é feito o clipe. Neste caso, só é realizada o perante autorização por escrito do médico cirurgião.

Prótese coclear (prótese no ouvido).

Gestantes de até 03 meses.

Projétil de arma de fogo (ver região do corpo).

Fragmentos ou fagulhas de metal nos olhos.

Em caso de uso de piercings, o mesmo deverá ser removido.

Não utilizar relógios, pulseiras, anéis ou alianças durante o exame, os quais poderão ser armazenados juntamente com seus pertences no vestiário da unidade, que deve ser fechado com chave.

Qualquer prótese móvel deve ser retirada para a realização do exame, como próteses dentárias ou pernas mecânicas.

Não será possível realizar o exame em pacientes que estejam com cânula de traqueostomia de metal, a mesma deve ser substituída por uma cânula de plástico no hospital.

Os laudos de Ressonância Magnética são emitidos por médicos radiologistas e neurorradiologistas altamente especializadas nestas áreas.

O resultado será fornecido o mais rapidamente possível, para que o paciente possa encaminhá-lo ao seu médico e estará disponível tanto no Portal de Resultados do CETAC ou impressão.

Resultados Online

Convênios

WhatsApp