Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética. Propagam-se com a velocidade da luz, ou seja, 3×108 m/s. Descoberto e descrito por Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895, passou a ser usado na Medicina já nos finais do século XIX. Os primeiros aparelhos analógicos bastante simples usados inicialmente para lesões ósseas, tumorais e infecciosas evoluíram para um grau sofisticado de tecnologia até chegar à radiologia digital dos dias de hoje.
O Cetac possui quatro aparelhos de raios X digitais, sendo dois deles telecomandados.
Aparelhos telecomandados são usados particularmente em exames contrastados, sendo que um dos nossos aparelhos telecomandados é dedicado exclusivamente às crianças.
O Cetac realiza exames radiológicos do tórax, crânio, seios da face, adomem simples e contrastados e sistema músculo esquelético.
Raio X Contrastado
O que muda para o contrastado é, como o nome sugere, a presença de contraste.
Essa é uma substância química administrada no paciente antes do exame, com o objetivo de qualificar as imagens geradas pela radiografia em determinadas partes do corpo.
O contraste se aplica a áreas que, geralmente, não seriam definidas com nitidez em uma radiografia convencional.
Dessa forma, o que ele faz é modificar a capacidade de absorção da radiação ionizante pelos tecidos durante o exame.
O raio x contrastado, assim como outros métodos de diagnóstico por imagem que usam a substância, costuma ser mais utilizado na investigação de males na região abdominal.
Ou seja, é um importante recurso para observar os sistemas digestivo, urinário e reprodutor.
Cabe ao médico solicitante do exame indicar no seu pedido o uso ou não de contraste na radiografia.
Protocolos especiais
O estudo dinâmico da deglutição por videofluoroscopia, também conhecido como videodeglutograma ou deglutição com bário modificado, possibilita a visibilidade íntegra dos movimentos estruturais e a coordenação temporal segura do transporte do bolo alimentar em sua trajetória ao longo do trato aerodigestivo nas fases da deglutição em tempo real.
O exame é indicado para indivíduos com suspeita clínica de aspiração laringo-traqueal em possíveis lesões anatômicas estruturais ou mecânicas; na recomendação da nutrição oral e consistência alimentar segura ao paciente e na efetividade de estratégias e manobras terapêuticas, compensatórias ou posturais facilitadoras na reabilitação da disfagia.
A Histerossalpingografia é um procedimento radiológico utilizando os Raios-X para verificar possíveis alterações nas trompas e na cavidade uterina.
A principal indicação desse exame é para a investigação da infertilidade feminina e também pode identificar diversos problemas ginecológicos, pois visualiza a anatomia do útero é das trompas.
O exame é realizado por um médico radiologista em regime eletivo, não sendo necessária uma internação. .
A Histerossalpingografia deve ser realizada preferencialmente uma semana após a menstruação e próximo da ovulação, entre 6° ao 12° dia do ciclo menstrual.
FULL LEG, é um acessório ao aparelho de raio x que permite realizar exames panorâmicos de membros e coluna, e também escanometrias, mais solicitados pelos ortopedistas.
Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail e SMS.
Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.
Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.
Exames com aparelhos de raio X são contraindicados em gestantes. Quando extremamente necessário, gestantes podem realizar exames com o uso de avental plumbífero cobrindo o tórax e abdome.
Os laudos de Raio-X são emitidos por médicos radiologistas altamente especializadas nestas áreas.
O resultado será fornecido o mais rapidamente possível e estará disponível tanto no Portal de Resultados do Cetac ou impresso.