São importantes procedimentos médicos com o objetivo de se estudar a citologia de uma determinada lesão e de caracterizá-la sob o aspecto histo-patológico.
O material obtido através de agulhas minimamente invasivas é encaminhado para um laboratório especializado. O resultado é entregue diretamente para o médico solicitante do exame ou para o próprio paciente.
No CETAC, o procedimento de punções e biópsias é realizado através do auxílio de modernos aparelhos de ultrassom. O paciente deverá assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, pois o procedimento requer anestesia local ou sedação anestésica, dependendo do tipo do procedimento. Nestes casos o preparo prévio será comunicado ao paciente, por ocasião da marcação do exame.
Punções e biópsias realizadas no CETAC:
TIREÓIDE
Punção aspirativa por agulha fina (PAAF)
PRÓSTATA
Biópsia de fragmentos por agulha grossa (CORE-BIOPSY)
MAMAS
Punção aspirativa por agulha fina (PAAF)
Biópsia de fragmentos por agulha grossa (CORE-BIOPSY)
Biópsia percutânea a vácuo (MAMOTOMIA)
Cada um desses procedimentos possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail ou SMS.
Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.
Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.
Por esses procedimentos exigirem sedação, um anestesista deverá ser consultado. Esta e outras informações pertinentes serão explicadas no momento de seu agendamento.
Os laudos de Punções e Biópsias são emitidos por médicos Patologistas do laboratório responsável.