CETAC

PET CT

PET CT imagem molecular funcional que revolucionou o diagnóstico oncológico e das demências

PET CT é uma revolucionária técnica de diagnóstico por imagem. Além de mostrar imagens perfeitas da anatomia do corpo humano, avalia focos de alterações metabólicas do organismo associados às doenças neoplásicas e também nas demências. Como estas alterações ocorrem antes das alterações anatômicas, o PET CT é a chave para o diagnóstico precoce do câncer e de doenças neurológicas.

Qual diferença entre o PET CT e as demais modalidades de diagnóstico por imagem?

            A grande vantagem do PET CT é a capacidade de medir o metabolismo das lesões, demonstrando a presença de alterações funcionais antes mesmo que a anatomia afetada seja detectada pela Tomografia Computadorizada e/ou pela Ressonância Magnética, permitindo desta forma o diagnóstico precoce das doenças neoplásicas.

Como é feito o exame de PET CT?

            Após a injeção endovenosa do radiofármaco 18F – FDG (fluodeoxiglicose) no paciente, segue-se um período de espera de captação de aproximadamente 60 minutos em repouso absoluto. Esse repouso é feito em pequenos quartos individuais, climatizados, com lavabos e aparelhos de televisão próprios. Após o período de repouso, o paciente é levado à sala de exame e posicionado confortavelmente no aparelho de PET CT para a realização do exame. O aparelho utilizado para o exame de PET CT do CETAC, é de última geração, modelo DISCOVERY IQ de cinco anéis, que possibilita a captação de imagens de altíssima precisão do corpo inteiro em apenas cinco a sete minutos. Após este tempo do exame, o paciente é dispensado, podendo assumir suas tarefas diárias, sem restrições.

 

Existe alguma contraindicação para a realização do exame de PET CT?

PET CT é um exame simples, seguro e indolor. O FDG e o Ga68-PSMA utilizados para a realização do exame não causam nenhum tipo de efeito colateral, podendo ser utilizados inclusive em pacientes diabéticos.

Em caso de gravidez, a paciente deve discutir a relação risco-benefício com o seu médico para avaliar a real necessidade do exame. Em caso de amamentação, suspender as mamadas após o exame por pelo menos 6 horas, sendo ideal 24 horas, se possível.

O PET CT é um equipamento aberto que não transmite a sensação de claustrofobia. Em caso de dúvida, o paciente poderá fazer uma visita ao serviço para conhecer o equipamento.

Indicações de PET CT em Oncologia:

  • Detecção precoce de uma neoplasia
  • Estadiamento e reestadiamento das lesões malignas
  • Noção das dimensões da lesão e sua relação com os órgãos internos
  • Localização das metástases
  • Monitoramento da terapia
  • Determinação do prognóstico e sobrevida dos pacientes com neoplasia
  • Avaliação de recorrência/recidiva de neoplasias
  • Planejamento da radioterapia
  • Escolha do melhor local para a realização de uma biópsia
  • Em casos onde há dúvida sobre outros exames de imagem

Indicações de PET CT em Neurologia:

  • Diagnóstico diferencial da Doença de Alzheimer
  • Localização de focos de epilepsia
  • Controle pós-operatório e pós-radioterapia das lesões cerebrais

PET CT com Ga68-PSMA

As neoplasias prostáticas não se comportam como as demais, no que se diz respeito ao metabolismo. Por isso, foi desenvolvido na Alemanha um outro radiofármaco, o Ga68-PSMA, especificamente para ser utilizado nestes tipos de neoplasia, com especificidade e sensibilidade atingindo quase 100%. Desta forma o diagnóstico, estadiamento e comprovação de recidiva desta grave doença através desse radiofármaco foi uma inovação tecnológica que o CETAC trouxe para Curitiba através de GERADORES importados diretamente daquele país. O aparelho e a técnica utilizados para exames com Ga68-PSMA são os mesmos utilizados para exames de PET CT com FDG.

O Cetac conta com dois aparelhos de PET CT: 
01 Discovery IQ de 5 anéis, 16 canais
01 Sistema de PET CT Discovery STE de 4 canais

PET CT
Exames

Sobre o Exame

Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail ou SMS.

Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.

Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).

Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo, caso exista.

Como em qualquer exame que usa radiação ionizante, pacientes grávidas só devem se submeter ao exame de PET CT se estritamente necessário e com indicação médica.

Os laudos do PET CT são emitidos por médicos altamente especializadas nestas áreas.

O resultado será fornecido o mais rapidamente possível, para que o paciente possa encaminhá-lo ao seu médico e estará disponível tanto no Portal de Resultados do CETAC ou impresso.

Resultados Online

Convênios

WhatsApp