cetac

Raio X Digital

Do seu descobrimento até as imagens digitais dos dias de hoje

Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética. Propagam-se com a velocidade da luz, ou seja, 3×108 m/s. Descoberto e descrito por Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895, passou a ser usado na Medicina já nos finais do século XIX. Os primeiros aparelhos analógicos bastante simples usados inicialmente para lesões ósseas, tumorais e infecciosas evoluíram para um grau sofisticado de tecnologia até chegar à radiologia digital dos dias de hoje.

O Cetac possui quatro aparelhos de raios X digitais, sendo dois deles telecomandados.

Aparelhos telecomandados são usados particularmente em exames contrastados, sendo que um dos nossos aparelhos telecomandados é dedicado exclusivamente às crianças.

O Cetac realiza exames radiológicos do tórax, crânio, seios da face, adomem simples e contrastados e sistema músculo esquelético.

Raio X Contrastado

O que muda para o contrastado é, como o nome sugere, a presença de contraste.

Essa é uma substância química administrada no paciente antes do exame, com o objetivo de qualificar as imagens geradas pela radiografia em determinadas partes do corpo.

O contraste se aplica a áreas que, geralmente, não seriam definidas com nitidez em uma radiografia convencional.

Dessa forma, o que ele faz é modificar a capacidade de absorção da radiação ionizante pelos tecidos durante o exame.

O raio x contrastado, assim como outros métodos de diagnóstico por imagem que usam a substância, costuma ser mais utilizado na investigação de males na região abdominal.

Ou seja, é um importante recurso para observar os sistemas digestivo, urinário e reprodutor.

Cabe ao médico solicitante do exame indicar no seu pedido o uso ou não de contraste na radiografia.

Protocolos especiais

  • Videodeglutograma

O estudo dinâmico da deglutição por videofluoroscopia, também conhecido como videodeglutograma ou deglutição com bário modificado, possibilita a visibilidade íntegra dos movimentos estruturais e a coordenação temporal segura do transporte do bolo alimentar em sua trajetória ao longo do trato aerodigestivo nas fases da deglutição em tempo real.
O exame é indicado para indivíduos com suspeita clínica de aspiração laringo-traqueal em possíveis lesões anatômicas estruturais ou mecânicas; na recomendação da nutrição oral e consistência alimentar segura ao paciente e na efetividade de estratégias e manobras terapêuticas, compensatórias ou posturais facilitadoras na reabilitação da disfagia.

  • Histerossalpingografia

A Histerossalpingografia é um procedimento radiológico utilizando os Raios-X para verificar possíveis alterações nas trompas e na cavidade uterina.
A principal indicação desse exame é para a investigação da infertilidade feminina e também pode identificar diversos problemas ginecológicos, pois visualiza a anatomia do útero é das trompas.
O exame é realizado por um médico radiologista em regime eletivo, não sendo necessária uma internação. .
A Histerossalpingografia deve ser realizada preferencialmente uma semana após a menstruação e próximo da ovulação, entre 6° ao 12° dia do ciclo menstrual.

  • Exame radiológico completo dos membros inferiores (full leg)

FULL LEG, é um acessório ao aparelho de raio x que permite realizar exames panorâmicos de membros e coluna, e também escanometrias, mais solicitados pelos ortopedistas.

  • Exame radiológico de toda a coluna (full spine)
O Cetac conta com quatro aparelhos de Raio X: 
02 Raio X Digitais GE modelo DR-F
01 Raio X Telecomandado Philips modelo Essenta
01 Raio X Telecomandado Philips modelo Duo Diagnostic

Raio X Digital
Exames

Radiologia Contrastada
Exames

Sobre o Exame

Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail e SMS.

Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.

Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).

Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.

Exames com aparelhos de raio X são contraindicados em gestantes. Quando extremamente necessário, gestantes podem realizar exames com o uso de avental plumbífero cobrindo o tórax e abdome.

Os laudos de Raio-X  são emitidos por médicos radiologistas altamente especializadas nestas áreas.

O resultado será fornecido o mais rapidamente possível e estará disponível tanto no Portal de Resultados do Cetac ou impresso.

Resultados Online

Convênios

WhatsApp