CETAC

Mamografia Digital

Mamografia digital, tecnologia salvando muitas vidas

Os primeiros aparelhos para estudos radiológicos diretos e exclusivos das mamas, os MAMÓGRAFOS, começaram a aparecer a partir de 1927. Eram aparelhos rudimentares que foram evoluindo progressivamente em qualidade e conforto para as pacientes.

A partir dos anos sessenta, a evolução foi acentuada e os aparelhos foram adaptados para o estudo populacional no rastreamento do câncer de mama.

A mamografia é um exame que deve ser realizado sempre que houver suspeita de um câncer mamário, quer através de um outro exame, como a ultrassonografia, por exemplo, ou pelo exame físico, o toque mamário.

É o método de imagem mais importante no diagnóstico precoce do câncer de mama e sua utilização tem sido útil para a preservação de milhões de vidas em todo o mundo através do rastreamento populacional em mulheres assintomáticas.

Os aparelhos para mamografia, inicialmente analógicos, evoluíram para a precisão e sofisticação digital.

Os MAMÓGRAFOS DIGITAIS do CETAC utilizam menor dose de radiação e oferecem superba resolução de imagens.

Recentemente, a mamografia digital permitiu o aparecimento da TOMOSSÍNTESE ou mamografia tridimensional (3D).

Além da inigualável precisão, a tecnologia utilizada nos exames 3D facilita o exame tornando-o mais rápido e menos desconfortável.

O exame permite a obtenção de imagens milimétricas da mama, podendo detectar cânceres iniciais não perceptíveis na mamografia digital, facilitando a avaliação das características benignas ou malignas.

A tomossíntese é um exame seguro, que utiliza baixas doses de radiação.

O Cetac conta com dois aparelhos de Mamografia Digital/Tomossíntese: 
02  Hologic Selenia Dimensions

Mamografia Digital
Exames

Sobre o Exame

Para esse tipo de exame não necessita de preparo prévio, mas solicita-se à paciente chegar ao Cetac com antecedência mínima de 30 minutos.

Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.

Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).

Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.

Como em qualquer exame que usa radiação ionizante, pacientes grávidas só devem se submeter ao exame de mamografia se estritamente necessário e sempre com proteção plumbífera para tórax e abdome.

Os laudos da mamografia e ultrassonografia das mamas são emitidos por médicas radiologistas altamente especializadas nestas áreas.

O resultado será fornecido o mais rapidamente possível, para que o paciente possa encaminhá-lo ao seu médico e estará disponível tanto no Portal de Resultados do CETAC ou impresso.

Resultados Online

Convênios

WhatsApp