Aonde tudo começou...

O CETAC – Centro de Diagnóstico por Imagem, foi fundado em 12 de setembro de 1977. Seus idealizadores, Drs. Guilberto Minguetti e Marlus Vinícius Costa Ferreira, receberam os primeiros treinamentos em Tomografia Computadorizada no Instituto de Neurologia da Universidade de Londres, local onde o Dr. Guilberto Minguetti receberia em 1976 o título de Doutor pela Universidade de Londres, já em 1973.

Nesta época, começaram os ensaios clínicos com os primeiros tomógrafos do mundo e os Drs. Minguetti e Marlus Vinícius foram sensíveis à idéia de se especializarem neste meio diagnóstico, de importância comparada em medicina somente ao descobrimento dos raios X, e trazê-lo à comunidade paranaense.

E foi assim que em 12 de setembro de 1977 eles fundaram o CETAC que passou a se constituir no primeiro serviço de tomografia computadorizada do Paraná e o segundo do Brasil. O primeiro aparelho de tomografia computadorizada foi instalado no Brasil em 1977, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, Capital.

Com o passar do tempo, foram incorporados novos aparelhos, novas tecnologias e, hoje, o CETAC conta com cinco equipamentos de ressonância magnética de alto campo (1,5 Tesla), três equipamentos de tomografia computadorizada helicoidal, oito aparelhos de ultra-sonografia, quatro aparelhos de raios x, sistema de digitalização (CR) das imagens radiológicas, dois mamógrafos e um aparelho de densitometria óssea.

# #