Ressonância Magnética


EXAME DO CRÂNIO

Este exame procura diagnosticar lesões da face, da base do crânio, cérebro, cerebelo, tronco-cefálico, órbitas, ouvidos, pares cranianos.

EXAME DA COLUNA

A coluna pode ser examinada por RM em toda a sua extensão, desde a junção crânio-cervical, até o cóccix.


SISTEMA
MÚSCULO-ESQUELÉTICO

Mão, punho, cotovelos, braços, antebraços, ombro, articulações coxo-femurais, coxas, pernas, joelho, tornozelo e pés.

PESCOÇO

No exame do pescoço, enfoca-se a faringe, laringe, traquéia, musculatura do pescoço, glândulas, linfonodos e plexo braquial.

ANGIORESSONÂNCIA

Análise dos vasos arteriais (aorta e seus ramos, artérias da região cervical e intracraniana, artérias ilíacas e dos membros inferiores, subclávias e dos membros superiores). Análise dos vasos venosos .

ABDÔMEN

No abdômen examina-se, particularmente, os rins, baço, pâncreas, fígado, adrenais, vesícula biliar, vias biliares e intestino, principalmente o delgado.

PELVE

Útero e Anexos, bexiga, próstata, vesículas seminais, intestino (principalmente sigmóide e reto).

TORAX

Interessando pulmões, coração e mediastino.


DETALHES DO EXAME


O dia no qual o paciente vai fazer o exame de ressonância magnética (RM) deve ser um dia normal em sua vida. Deve comer normalmente e tomar seus medicamentos usuais.

Ao chegar ao CETAC, nossa recepcionista vai rever brevemente sua história médica e os motivos que o levam a se submeter a este procedimento diagnóstico. Ela estará apta também para esclarecer todas as dúvidas relativas ao procedimento.

Pacientes com marca-passo cardíaco ou clips intracranianos para aneurismas cerebrais não podem ser examinados pela ressonância magnética. Gestantes até o terceiro mês de gravidez só podem se submeter a este exame se estritamente necessário.

Para tanto, deverá assinar um termo de responsabilidade pela decisão de realizar o exame. O paciente não deve entrar na sala de exame com seus pertences pessoais contendo metais com propriedades magnéticas, relógio, aparelhos de audição, telefone celular ou cartão de crédito.

Para a realização do exame, o paciente deve deitar em uma mesa especialmente desenhada para se deslocar dentro de um amplo magneto. Embora possa parecer um aparelho muito complicado, o procedimento da ressonância magnética em si é bastante simples e seguro.

Durante a realização do exame, que dura de 15 a 30 minutos, o paciente ouvirá uma série de ruídos emitidos pelo aparelho. Estes ruídos são normais e representam ruídos de ondas eletromagnéticas (ondas normais de rádio) que são responsáveis pelos sinais necessários a serem captados pelo computador, para reproduzir as imagens do corpo, imagens estas que serão examinadas pelos médicos à medida que elas vão aparecendo, quase que instantaneamente, nas telas dos computadores.

O paciente deve manter-se calmo e relaxado, durante o exame. Um sistema de áudio, colocado no paciente transmite a ele músicas de sua preferência, tornando sua permanência dentro do magneto o mais agradável possível. Um dispositivo sonoro colocado na mão do paciente pode avisar o médico e este interromperá o exame, caso ele se sinta desconfortável ou muito preocupado, durante o exame.

Excepcionalmente, o exame pode ser feito com o paciente sob anestesia geral inalatória. Estes casos são restritos apenas às crianças de baixa idade e adultos em condições clínicas que não permitem a colaboração adequada, e o objetivo da anestesia é evitar movimentos que prejudicam a qualidade do exame.

Em alguns casos, o exame deve ser complementado com o uso do "contraste". Este agente é uma substância química (Gadolinium – DTPA) que injetada na veia do paciente durante o exame, e em pequena quantidade, serve para realçar as imagens obtidas durante o exame, permitindo o diagnóstico diferencial das lesões.

Se o contraste é usado em um determinado paciente durante o exame, isto não significa que a condição clínica dele é séria, grave ou mais preocupante que a de outros pacientes que não usaram contraste. Isto significa, apenas, que o médico que está fazendo o exame necessita usar o contraste para definir melhor as estruturas anatômicas e os vasos sangüíneos da região que está sendo examinada, podendo chegar ao diagnóstico diferencial com maior segurança e precisão.

EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

  • Colangiopancreatografia por RM (Colangioressonância)
  • RM Funcional: Ativação Cortical Cerebral, Perfusão, Difusão e Espectroscopia
  • Angioressonância
  • RM do Coração
  • Uroressonância
  • Ressonância de Mama
  • Artroressonância
  • Espectroscopia Prostática
# #